Há quanto tempo você não realiza a manutenção preventiva do seu purificador? Se você não souber responder, não tem problema: você não está sozinho. A maioria das pessoas que possui um purificador de água em casa não leva em consideração que é preciso realizar a troca periódica do filtro interno para que a água ingerida seja realmente filtrada.
O mais recomendado é fazer a manutenção a cada seis meses ou após a passagem de 4 mil litros de água filtrada, porque a qualidade da água e a intensidade de uso também influenciam diretamente no tempo entre as trocas. Portanto, é indispensável a manutenção quando um dos dois for atingido.
Mas por que devo higienizar meu purificador?
A higienização preventiva e a troca do filtro interno garantem um bom funcionamento do equipamento, retirando o excesso de cloro, impurezas e eliminando bactérias, a fim de garantir uma água mais limpa e saudável e prevenindo o desgaste precoce de peças importantes, como placas, micro ventiladores e motores. Lembramos que essa ação preventiva deve ser feita por uma empresa especializada que garanta a qualidade do serviço.
A higienização inclui:
Desobstrução do ventilador,
Descontaminação do reservatório de água gelada
Troca de mangueiras internas e conexões.
A falta de higienização dentro do prazo indicado também pode afetar o bolso do consumidor, já que o valor da manutenção fora do tempo necessário pode dobrar, tornando-se necessário realizar a troca de peças ou até mesmo a compra de um novo purificador.
Fonte: http://puraguaear.com.br/blog/index.php/2016/10/03/economia-e-saude-na-higienizacao-dos-purificadores-de-agua/